Cuidados com a Chapada

Viajar para um Parque Nacional é uma grande oportunidade de sair do cotidiano das cidades e vivenciar um maior contato com a natureza. Nesta experiência podemos despertar nossos sentidos com diversas sensações: ouvir o som dos pássaros, sentir o vento e o sol em nossa pele, sentir o cheiro de mato e ver belas paisagens .

Para garantir a qualidade do seu passeio e preservar a integridade dos ambientes naturais existem algumas regras de conduta. Verifique abaixo alguma delas:

Cuide dos locais por onde passa 

  • Mantenha-se na trilha mesmo se ela estiver molhada, lamacenta e escorregadia – a dificuldade das trilha faz parte dos desafios de vivenciar a natureza;
  • Contornar a parte alagada de uma trilha ou utilizar atalhos favorece a erosão e a destruição da vegetação;
  • Para minimizar os impactos na trilha que sai do Capão para a Cachoeira da Fumaça a quantidade de visitantes não deve ultrapassar 120 pessoas por dia.

Não faça fogueiras

  • Fogueiras prejudicam o solo e representam grande risco de incêndios florestais – mesmo que você tenha grande experiência com isso;
  • Galhos, gravetos e troncos, mesmo mortos, abrigam formas de vida, ás vezes invisíveis, essenciais ao equilíbrio ecológico de um ambiente tão restrito de nutrientes;
  • Para cozinhar utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar;

Deixe seu animal doméstico em casa ou em lugares apropriados

  • Os ambientes naturais do Parque Nacional são o lar de animais silvestres que podem representar perigo direto aos animais domésticos ou transmitir doenças para os mesmos.
  • De forma inversa os animais domésticos podem ser portadores de vírus ou bactérias que não estão presentes no ambiente natural e podem ser danosos para os animais silvestres.

Cocô, Xixi e Companhia 

  • Para “ir ao banheiro” em ambientes naturais é recomendável levar uma Fossa Seca Ambulante de PVC. Saiba mais em: http://goo.gl/gDiz20. Caso não tenha uma leve uma pequena pá para cavar um buraco com 15 cm de profundidade, a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, preferencialmente em locais onde não seja necessário remover a vegetação. Em hipótese alguma coloque fogo no papel higiênico, procure enterrá-lo juntamente com as fezes.

ATRATIVOS_grio