Samba de Roda União da Chapada

O grupo de samba de roda União da Chapada é formado por alguns moradores da comunidade de Tanquinho, na cidade de Lençóis, Bahia. Na comunidade, há alguns anos atrás, era de costume os sambadores saírem pelas ruas e casas de moradores para tocar, cantar e dançar o samba durante os festejos de Santos Reis, Cosme e Damião e, durante, as novenas da festa de Santo Antônio padroeiro da comunidade. Com o passar do tempo, cada participante criou sua família e com as demandas da vida pararam de tocar.

Em 2000, a Associação Grãos de Luz e Griô apoiou o grupo com a valorização em apresentação e participação em Encontros da Formação de Educadores e aulas da Pedagogia Griô nas escolas, além de Caminhadas do velho Griô e apoio para roupas e instrumentos musicais.

Hoje, o grupo é formado por 5 integrantes nativos que residem e continuam participando de eventos culturais realizados na comunidade.

Seu Martim costuma-se dizer: Somos caminhantes do samba, nascemos dentro do samba, nossos avós eram sambadores, por isso sambamos até os dias de hoje.

Eventos regulares:

Santos Reis, dia 06 de janeiro

São Cosme e São Damião em setembro

Santo Antonio, dia 12 de junho

 Nome dos Mestres e aprendizes, ou participantes e função de cada um:

Martim Pandeiro ( todos) – Vocal

Pedro – Violeiro

Emídio – Caixa

Joaquim – Vocal