Grupo Corda Bamba de Lençóis

Separa

Histórico de fundação\ criação:

Foi iniciado na capoeira pelo Mestre Roberto de São Paulo da Associação Capoeira da Lagoa do Abaeté e formado com Mestre Paraquedas de Praia Grande. Mudou-se para a cidade de Lençóis, onde fundou, em 1987, o Grupo de Capoeira Corda Bamba, dando início a um trabalho na arte da capoeira, do maculelê e do samba de roda com crianças e jovens das comunidades do Alto da Estrela, Tomba, Lavrado e Centro, a maioria de baixa renda. Em 2005 recebeu o título de Cidadão Lençoense pela Câmara de Vereadores do município de Lençóis;

É Mestre bolsista reconhecido pela Ação Griô Nacional (coordenada pelo Grãos e Luz e Griô) e Mestre do Ponto de Cultura Viva Meu Mestre, ambos programas do Ministério da Cultura.

Associação de Capoeira Corda Bamba

É responsável pela realização de mais de 18 batizados, onde foram formados 3 contra-mestres, 4 professores, 3 formados e 4 monitores de capoeira nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Seabra, Andaraí e Mucugê, envolvendo mais de 500 alunos.

O Grupo de Capoeira realiza, de segunda-feira a sexta-feira, aulas na sua sede no Alto da Estrela em Lençóis, nas escolas, associações comunitárias, mercado cultural e hotéis da cidade. O grupo também já produziu encontros de Mestres de Capoeira da Chapada e da Bahia em parceria com o Grãos de Luz e Griô, IPHAN e Ministério da Cultura, além de participar de encontros regionais e nacionais em políticas culturais relacionadas com a capoeira e com a tradição oral.

Os festivais de Lençóis, bem como o Dia da Consciência Negra, as festas do Padroeiro de Lençóis Senhor Bom Jesus dos Passos ( fevereiro) e do Padroeiro São Francisco das Chagas na comunidade quilombola do Remanso  (Setembro a Outubro) contam com atividades e rodas de capoeira, samba de roda e maculelê.

Mestre Cascudo já participou de diversos intercâmbios, entre eles com a Associação Francesa Capoeira Viola – mestra Jô, por meio de dois alunos formados que trabalham no exterior.

Possui CD de cantigas produzido pelo  Grãos de Luz e Griô em homenagem ao Mestre Cascudo com crianças e jovens capoeiristas e jovens negros formados pelo grãos em artes gráficas, artes visuais e música.

O CD pode ser comprado nas sedes das Associações Capoeira Corda Bamba e Grãos de Luz e Griô e nas lojas parceiras de Lençóis.

Eventos regulares:

Batizados de troca de cordões de Lençóis-BA, Andaraí-BA, Cascavel-BA, Paiol “povoado de Mucugê-BA” Édeia – GO

Mostra de Dança de Lençóis

Apresentações pra grupos de estrangeiros; (Universidade ACBEU), grupo Terra Brasil, Belo Brasil e Matueté e  grupo SITI

Separa

Nome dos Mestres e aprendizes, ou participantes e função de cada um: 

José dos Santos Silva (Mestre cascudo)

Elicivaldo Alves Roldão (Formado) Presidente

Marcelo dos Santos Silva (Monitor) Vice- presidente

Délio Roldão Dias (Instrutor) Tesoureiro

Nilton Cardoso dos Santos (C/Mestre Niltão) vice tesoureiro

Delvan Dias Souza (Formado) Primeiro Secretario

Renilda Morães de Oliveira Segunda Secretaria 

Klebson Gomes de Castro (C/Mestre) Fiscal

Ademilson José Batista vieira (professor) Fiscal

Albertino Santos Filho (Professor) Fiscal

Marcos Vinicius Moreira de Souza (Formado)

Frederico Lopes (Instrutor)

Responsável: José dos Santos Silva

Contato:

Corda Bamba Lençóis

(75) 99937 – 9576                                                                                                                   p

E-mail: raizcapoeira@hotmail.com

Endereço: Praça Altina Alves, Alto das Estrelas, sn

Cidade: Lençóis – Bahia – comunidade do Alto das Estrelas

Separ