Samba de Roda de Rosely Nunes

Separa

Histórico de fundação\ criação:

O grupo de samba de roda surgiu com o povoamento do assentamento Rosely Nunes, na cidade de Itaetê, Bahia.  Nessa época vieram pessoas de vários lugares da chapada Diamantina, trazendo consigo a tradição viva de rezas, caruru de São Cosme e São Damião, Bom Jesus, Santa Barbara e Lapinhas de Deus Menino. Os moradores convidavam os sambadores para irem sambar em suas casas, principalmente no dia 25 de dezembro, quando os moradores se juntavam para comemorar a festa de dois sambas famosos da comunidade, o samba na casa de Loi que acontecia até a meia noite e na casa de Dona Neném onde amanhecia o dia sambando.

As outras lapinhas ficavam esperando o Terno de Reis do Senhor Manoel que passava na comunidade dia 10 de janeiro, cantando reis na casa de Dona Dezinha, Dona Ana de Nune, Dona Maurina, Tata, Dona Netinha, Dona Celina, Alaíde, Dona Lene, Seu João, Dona Paula, Lia de Martim e Dona Luiza.

Os primeiros sambadores da comunidade foram: Loi, Manezinho, Manoel Pereira, Almerindo, Nildo, Martim, Nelson Tabuada,Choi e Aurelio. Com o passar dos anos o grupo ganhou um novo integrante Cristovem Marcos que, hoje, é responsável pelo grupo.

Os integrantes do samba são todos nativos assentados ou filhos de assentados que residem na comunidade e vivem especialmente da agricultura familiar.

O grupo foi ganhando mais espaços. Hoje, o grupo tem seus próprios instrumentos adquiridos através da parceria com o Grãos de Luz e Griô. Com o tempo, foi inserido a participação das mulheres com saias rodadas e bem floridas, se reunindo e apresentando na comunidade uma vez por mês e quando havia sambas nas casas e festejos de Deus Menino.

Eventos regulares:

Festejos de Deus Menino nas casas de Dona Netinha, Alaide e Anatália

Separa

Nome dos Mestres e aprendizes, ou participantes e função de cada um: 

Choi: Compositor, cantador de chulas, batuques e toca pandeiro, viola e cavaquinho,

Nildo: Cantador de chulas, batuques, toca pandeiro e caixa

Almerindo: 2ª voz, artesão, toca caixa e pandeiro,

Martim: Cantador de chulas e batuques, toca caixa e pandeiro

Cristovem Marcos: Cantador de reis de altar, reis de porta, despedias, chulas, batuques, marca paulista e toca viola, pandeiro, caixa.

Nelson Tabuada: 2ª voz e toca pandeiro

Aurelio: Cantador de chulas e batuques e toca viola, violão, pandeiro.

Mulheres que compõem o grupo das Sambadeiras:

Dona Netinha, Nal, Lia, Dona Sinhazinha, Dona Morena, Dona Maurina, Marinalva, Marilane, Marizângela, Rainara, Railda, Olga, Antonia.

Responsável: Cristovem Marcos França Vieira

Contato:

Corda Bamba Lençóis

(75) 992558851 – 75 991069595                                                                                                                   p

E-mail: cris_tovem@hotmail.com

Endereço: Assentamento Rosely Nunes

Cidade: Itaetê – Bahia