Dona Nice, Rezadeira, Parteira e organizadora de Lapinha

Histórico de fundação\ criação:

Dona Nice conta que começou a rezar desde 7 anos de idade e que aprendeu com uma senhora da sua comunidade que era parteira e benzedeira. Um dia D. Nice conta que essa senhora estava rezando uma criança na sala da sua casa, as  palavras dela não saia da sua cabeça e foi assim que ela aprendeu a rezar.

Quando D Nice tinha 16 anos, uma moça apareceu na sua casa e pediu que ela rezasse sua cachorrinha que parecia esta de mal olhado, mas D Nice conta que naquela época ela tinha muita vergonha de rezar porque ela era nova e as pessoas ficavam duvidando dela, mas ela sempre dizia que a reza é para aqueles que têm fé. Dona Nice rezou a cachorrinha e melhorou.

Dona Nice conta também que, com seus 45 anos de idade, ela pegou 4 crianças na comunidade e assim, fazer parto se tornou mais um oficio que Deus deixou para ela.

Hoje, ela sempre reza seus netos, bisnetos e as crianças da sua comunidade. Dona Nice conta que vem pessoas de fora de outra cidade e até mesmo turista, quando passa pela comunidade, vai na casa dela para ela rezar. Ela reza contra mal olhado, dores, doença, espinhela caída e vento caído.

Dona Nine também faz lapinha todo ano do mês de dezembro até inicio de janeiro.

Nome do líder: Dona Nice

Endereço: Encontro dos Rios

Cidade: Ibicoara – Bahia