Terno de Reis Zabumba

O Reisado é uma festa do principio do mundo. Os três Reis Magos foram visitar Nossa Senhora  para  ver  o nascimento de Deus Menino  e foi assim que ficou até os dias de hoje. As pessoas fazem promessas, criam grupos de reisado e saem cantando e visitando as lapinhas de deus menino.

Aqui em Lençóis tinham muitos grupos de terno de reis de Antonio Lira e Terno de Reis de Zé de Filício.

O grupo de reisado de Dona Dominga começou depois de uma promessa de saúde feita por sua mãe. Dona Dominga esteve doente em 1976 e a sua mãe prometeu que enquanto Dona Dominga tivesse vida ela iria fazer as visitas nas casas que tinham lapinha cantando, dançando e comemorando o nascimento de Deus Menino.

A saída do grupo de Dona Dominga até as casas que montam a lapinha, conhecido em alguns lugares como presépio, começa em 25 de dezembro e termina dia 06 de janeiro. No último dia acontece  a comemoração da festa de Santo Reis na casa de Dona Dominga.

Entrevista com Dona Dominga, realizada pela  Oficina das Crianças e Adolescentesdo Ponto de Cultura  Grãos de Luz e Griô, de Arte Identidade com a professora Roseane Bernardo

 

Mestre: Dona Dominga

Responsáveis: Dona Dominga

Contato:

Nildo Silva