Comunidades da Chapada se unem por um turismo vivencial e comunitário

IMG_769916 comunidades, 23 lideranças de 8 municípios de atrativos turísticos da Chapada Diamantina se unem para implementação de um turismo comunitário em rede que oportuniza vivências nas cachoeiras, rios, grutas com os griôs e mestres e moradores da comunidade. As vivências são mediadas pela pedagogia griô e tem como principal objetivo o fortalecimento da identidade e ancestralidade e a celebração da vida da comunidade e dos visitantes. Em poucas horas, as vivências facilitam o sentimento de pertencimento à comunidade e o vínculo afetivo entre visitantes e moradores.

O projeto é coordenado pelo Grãos deLuz e Griô de Lençóis Bahia com a parceria da Secretaria de Trabalho do estado da Bahia (SETRE). O projeto conta também com o apoio das Secretarias de Turismo e Cultura dos municípios de, Andarai, Ibicoara, Itaetê, Mucugê e buscará o apoio das Secretarias de Lençóis, Palmeiras, Rio de Contas e Utinga.

A primeira ação do Projeto é o encontro de formação da rede e troca de experiência entre as comunidades em Lençóis nos dias 6,7,8 de novembro. 

As principais metas deste projeto são:

 Um portal de cadastro e venda em rede solidária e 10 lideranças formadas de 10 roteiros de economia solidária de turismo comunitário de comunidades da Chapada Diamantina;

R$ 100.000,00 de apoio financeiro e incentivo a venda de 25 produtos de economia solidária de 10 comunidades tradicionais da Chapada Diamantina.

Uma agência com ponto de venda de trilhas de turismo comunitário da Chapada Diamantina gerando R$ 100.000 de renda anual inicial para 10 comunidades tradicionais;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 9 =